"un pedacito del planeta que no pudieron no!"

Um cantinho do Brasil, orgulhosamente no Pampa Gaúcho, que quer fazer a diferença,
enxergando e discutindo problemas globais e discutindo e realizando soluções locais .

Resgate da liberdade e da autonomia





Desde quando viemos para o Assentamento Tamoios no dia 13 de janeiro de 2002, tínhamos a idéia de resgatar coisas que foram perdidas ao longo do tempo em função da invasão tecnológica e da busca incessante por dinheiro. Não acreditamos que a tecnologia deve ser abolida, e que devemos condenar todas as práticas que hoje são utilizadas, apenas temos convicção de que existem inúmeras coisas que eram feitas que cabem nos dias de hoje, principalmente quando estamos falando de pequenas propriedades, de campesinos. 



Tivemos a sorte sem tamanho de ter caído em um lugar onde existem ainda, pessoas originárias da região, que não só tem domínio sobre as técnicas que eram utilizadas, mas também ainda tem guardadas as ferramentas de trabalho, como esta capinadeira que está sendo utilizada nas fotos. Em ambas as fotos quem está montando (a) na égua zaina são meus filhos, que aprendem o prazer de ter liberdade para executar os sonhos, que no caso, é a realização de uma lavourinha de alho para suprir nosso consumo anual e pra sobrar um pouco que vai ser utilizado de semente ano que vem (semente crioula) e para dar aos amigos que nos visitam e para os vizinhos, é claro...
            O objetivo maior da pequena lavoura é de fato o domínio da técnica que nos possibilite não depender dos poucos tratores da patrulha agrícola da Prefeitura, nem dos poucos tratores dos vizinhos que fazem todas as suas lavouras antes de trabalhar pra fora e agente acaba sempre plantando tarde e perdendo tudo.

Um comentário:

O que você pensou sobre isto?
Mande sua opinião!