"un pedacito del planeta que no pudieron no!"

Um cantinho do Brasil, orgulhosamente no Pampa Gaúcho, que quer fazer a diferença,
enxergando e discutindo problemas globais e discutindo e realizando soluções locais .

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Congresso de Agroecologia debate Soberania Alimentar em Porto Alegre


Evento mantém inscrições abertas e gratuitas.

Porto Alegre, RS - Está quase concluída a programação do Congresso Brasileiro de  Agroecologia, 4° Seminário Internacional e 5° Seminário Estadual sobre Agroecologia, que serão realizados de 18 a 21 de novembro, em Porto Alegre, no Centro de Eventos da PUC. Para participar, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site da Emater www.emater.tche.br ou através do telefone 51-3233-3144, ramal 2449, do Plantão Técnico.
Neste ano, o tema central do Congresso e dos Seminários é Conquistando a Soberania Alimentar. Para lançar o debate sobre esse tema, Dom Mauro Morelli, bispo de Duque de Caxias (RJ), fará a palestra de abertura no dia 18 de novembro, às 10h30.
A abertura oficial dos eventos está prevista para às 9h, com a participação  do governador do Estado do RS, do secretário Estadual da Agricultura, dos presidentes da EMBRAPA e da EMATER/RS, do ministro do Desenvolvimento Agrário e de representante da Comissão Organizadora.
O presidente do 1 Congresso Brasileiro de Agroecologia, João Carlos Costa Gomes, da EMBRAPA Clima Temperado, de Pelotas (RS), fundamenta o evento abordando sobre Ciência Agroecológica e sua Aplicação na Conquista da Soberania Alimentar.
Em seguida, inicia o Congresso Brasileiro de Agroecologia, com  apresentação do painel sobre Soberania Alimentar e Sustentabilidade e a participação do bispo Dom Mauro Morelli.

Além da Agroecologia

À tarde, grupos temáticos, distribuídos em quatro auditórios, vão apresentar  trabalhos científicos, de forma simultânea, abordando sobre Sociedade e AmbienteDesenvolvimento Rural e Uso e Conservação dos Recursos Naturais. No auditório 4, sobre Manejo de Agroecossistemas Sustentáveis, haverá um painel sobre Agroecologia e Controle Biológico, com a participação de Enrique Castiglione, da Universidad de la Republica do Uruguai, que vai  abordar sobre plantas inseticidas e entomopatógenos no manejo agroecológico  de insetos. O palestrante José Roberto Postali Parra, da Universidade de São Paulo, aborda sobre Controle Biológico e o Manejo Integrado de Pragas.
Depois é a vez de Miguel Ángel Altieri, da California University, dos Estados Unidos, destacar sobre Como Avançar a Agricultura Orgânica mais além da Substituição de Insumos. Em seguida haverá debate e apresentação de trabalhos científicos.
O encerramento das atividades do dia está previsto para às 20h. Nos outros dias de Congresso, serão debatidos temas como Diversidade Ecológica e Sóciocultural, Protagonismo e Participação SocialO Papel da Ciência na Promoção da Soberania Alimentar e Ética e Soberania Alimentar.

Jornalista Adriane B. Rodrigues - adriane@ecoagencia.com.br para a EcoAgência de Notícias www.ecoagencia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você pensou sobre isto?
Mande sua opinião!