Nos últimos dias, foram noticiadas a que nível andam as pesquisas científicas nos EUA, divulgaram então a tal “vida sintética”, bom explicaram com tantos detalhes como foi feito o trabalho no laboratório, que todos os telespectadores do JN da rede Globo hoje já podem entrar num laboratório porque já sabem tudo. Até enxerguei o meu visinho dizendo pro cientista-“não, essa cor não é aí!”.
Bem, mas o que me apavorou de fato é a forma com que eles conseguem apresentar qualquer tipo de invenção DELES como a salvação para os mais graves problemas mundiais, claro, assim o mundo fica devendo pra eles sempre.
Isso me fez lembrar, da criação dos transgênicos, ou melhor, da entrada dos transgênicos no Brasil, afinal ele fora criado muito antes de começar a discutir o assunto no Brasil, no grande público. Quando apresentavam aquelas mega explicações na televisão, e suas mega soluções-“teremos um aumento visível na produtividade, em pouco tempo teremos plantas resistentes a seca, teremos plantas que darão mais frutos...”- bem, eles falavam e agente não parou pra questionar, deu no que deu, hoje sofremos as conseqüências desta praga, e das pragas modificadas pelas sementes.
E isso me fez questionar não só a idéia “simpsônica” da criação de bactérias que comam CO², bactérias que comam petróleo, bactérias que limpem os rios... Mas, e depois, o que farão com os restos destas bactérias? Partindo do principio básico de orgânico e inorgânico, bem elas seriam inorgânicas, e daí, o que fariam com os restos??? E nós vamos esperar que elas estejam sendo utilizadas para começar a questioná-las como agimos na luta contra o transgênico? Sei que a luta é permanente, e que os poderosos agem independentemente de governos ou de opiniões populares, mas, o silêncio não é a melhor reação.
Abri os jornais desde ontem e não se fala em outra coisa além de eleição, Irã, e futebol é claro!
Mas o que não me saiu da cabeça desde a primeira vez que vi o noticiário foi aquele episódio dos Simpson, onde eles tem uma praga de formiga por falta de predador, trazem uma ave pra acabar com as formigas que vira praga por falta de predador, trazem um lagarto pra acabar com as aves que vira praga por falta de predador, e assim sucessivamente, até que eles fazem uma guerra pra acabar com os últimos animais que eles trazem para cidade e um monte de gente morre, mas, é claro que os Simpsons continuam vivos, e o Prefeito, e o Empresário aquele... bueno, posso estar exagerando, talvez esteja, mas os Norte Americanos já nos deram inúmeros exemplos de que eles não estão interessados no bem e paz mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você pensou sobre isto?
Mande sua opinião!