"un pedacito del planeta que no pudieron no!"

Um cantinho do Brasil, orgulhosamente no Pampa Gaúcho, que quer fazer a diferença,
enxergando e discutindo problemas globais e discutindo e realizando soluções locais .

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Decisão proíbe manipulação, cultivo e liberação de OGMs no meio ambiente



A região de Huánuco foi declarada território rico em agrodiversidade nativa e livre de organismos geneticamente modificados (OGMs).
Seu presidente regional, Jorge Espinoza, destacou que a decisão proíbe todo tipo de manipulação, introdução, cultivo, armazemamento, pesquisa, conservação, intercâmbio, uso confinado e comercialização de produtos geneticamente modificados.
A proposta para a região foi entregue a Espinoza em fevereiro durante o Fórum Regional Regional “Peligros para la salud, el ambiente y la agrobiodiversidad”, que contou com mais de 300 participantes, entre agricultores, pesquisadores e técnicos de ONGs.
“A medida foi adotada pelo fato de Huánuco concentrar grande diversidade biológica em seus ecossistemas andinos e amazônicos”, destacou.
Segundo a autoridade regional, caberá ao Instituto de Desenvolvimento e Meio Ambiente (IDMA) desenvolver um sistema de conservação in situ voltado à preservação dos recursos biológicos e genéticos nativos. “Para tanto, serão levados em consideração os conhecimentos, inovações e práticas tradicionais das comunidades camponesas e nativas de Huánuco”, ressaltou Espinoza.
O presidente regional ainda lembrou que “É obrigação das organizações públicas ou privadas informar sobre as características dos transgênicos e seus efeitos sobre a saúde, o meio ambiente e a agrodiversidade”.
A primera região peruana a se declarar livre de transgênicos foi Ayacucho, em 30 de julho de 2009.
Com informações de:
El Comercio, 10/07/2010.
RAAA, 03/02/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você pensou sobre isto?
Mande sua opinião!