"un pedacito del planeta que no pudieron no!"

Um cantinho do Brasil, orgulhosamente no Pampa Gaúcho, que quer fazer a diferença,
enxergando e discutindo problemas globais e discutindo e realizando soluções locais .

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Jovens do mundo expressam apoio a antiterroristas cubanos

Agência Prensa Latina
                                                                                   
Havana, 12 jun (Prensa Latina) Os participantes do III Encontro Juvenil Internacional de Solidariedade aos cinco antiterroristas de Cuba presos em cárceres estadunidenses assistirão hoje a uma conferência do presidente do Parlamento deste país, Ricardo Alarcón.

  De acordo com o programa do evento, o líder parlamentar falará sobre o momento atual do caso de Gerardo Hernández, Ramón Labañino, Fernando González, Antonio Guerrero e René González.

Também neste domingo os participantes da atividade terão um encontro com familiares dos Cinco, como são conhecidos a nível mundial os mencionados lutadores, que foram detidos no dia 12 de setembro de 1998.

Nessa data, eles, cujas condenações oscilam desde 15 anos de privação de liberdade até dupla prisão perpétua mais 15 anos, monitoravam as ações terroristas de grupos anticubanos radicados na Flórida.

Ontem, começou a reunião, de caráter bianual, com a visita dos delegados a um projeto cultural comunitário no povoado capitalino de Jaimanitas.

Junto a cubanos, familiares dos antiterroristas e vizinhos locais, jovens de diversas nacionalidades percorreram o chamado Olimpo dos Cinco.

Esse lugar, inaugurado em 2008 quando cumpriram-se 10 anos de prisão de ditos homens, é obra do artista plástico José Rodríguez Fúster, e de um grupo de trabalhadores que mostram, como afirmam aos visitantes, sua solidariedade a uma justa causa.

Ante uma enorme injustiça não podíamos ficar calados, e aqui está nossa denúncia, algum dia nossos irmãos serão recebidos como merecem neste Olimpo, manifestou o criador principal ao se dirigir ao público.

Recentemente, contou Fúster, escrevi ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para que liberte os Cinco e para que o criminoso Luis Posada Carriles seja julgado por suas tantas feitorias.

Entre outros atos terroristas, Posada Carrilles é o responsável pela explosão de um avião cubano em Barbados no dia 6 de outubro de 1976 que causou a morte de 73 pessoas.

Vários jovens estrangeiros entrevistados ressaltaram a solidariedade que os motiva a respaldar a causa dos Cinco e a necessidade de divulgar cada vez mais pelo mundo as razões para sua imediata libertação.

É muito importante conversar com jovens de todo o mundo sobre o trabalho a favor de Gerardo, Ramón, Fernando, Antonio e René, manifestou a canadense Tamara Hansen, coordenadora das comunidades de Vancouver solidárias a Cuba.

Temos que ser constantes nesta luta, reforçou a estudante de Língua Francesa, 26 anos, e participante também dos dois encontros citados anteriormente.

Estamos contra o atropelo cometido com os cinco cubanos e vimos aqui expor nossas opiniões sobre o respeito aos direitos humanos e aprender com todos, assinalou o mexicano Guillermo Ramos, militante do Partido da Revolução Democrática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você pensou sobre isto?
Mande sua opinião!