"un pedacito del planeta que no pudieron no!"

Um cantinho do Brasil, orgulhosamente no Pampa Gaúcho, que quer fazer a diferença,
enxergando e discutindo problemas globais e discutindo e realizando soluções locais .

segunda-feira, 14 de março de 2011

Curso do Casa Tierra e Econsciência, resultados...

Posto na íntegra a matéria do Casa Tierra sobre o curso de técnicas de bioconstrução realizado no carnaval no Espaço de Conservação do Econsciência, zona rural de Porto Alegre. Infelizmente ninguém de nosso Sítio Ibiekos pode participar desta vez, mas esperamos que no próximo possamos estar junto nesta troca de saberes muito legal que esta turma sabe fazer.


cURso de BiOconstruÇão no caRnavaL

O CaSaTieRRa e o Econsciência aproveitaram o feriado de Carnaval 2011 para realizar o cURso de BIOconstruÇão na Zona Rural de Porto Alegre. A grande procura esgotou rapidamente as 20 vagas disponíveis. O  local das atividades foi o Espaço de Conservação do Econsciência, no Morro São Pedro.
Ano Passado a equipe realizou diversos mutirões e percebeu que havia também uma grande demanda para a realização de um curso de bioconstrução na Região Metropolitana.  Diferente de um mutirão, onde o principal compromisso é a solidariedade e o trabalho, os cursos têm um forte compromisso pedagógico e de transfêrencia de conhecimentos com os educandos. Para esta edição foram apresentadas as técnicas  utilizadas coomumente no trabalho junto aos movimentos sociais.

Sistema de Saneamento Ecológico

A bioconstrução não dialoga com a verdade única. Alcançar a tecnologia apropriada para determinado espaço não significa apenas dominar a técnica. Cada lugar é um novo contexto, para qual o conhecimento deve ser novamente adaptado.
O curso fortalece a parceria do CaSaTieRRa com o Econsciência e também com o movimento em defesa da zona rural de Porto Alegre. A escolha dos espaços e das técnicas apresentadas aos educandos é uma ação política e tem relação com a construção coletiva de cidades mais sustentáveis. No meio urbano conhecemos a experiência dos Amigos da Terra Brasil, no Espaço CasaNAT, que demonstram possibilidades de viver melhor na cidade.
Durante quatro dias, os educandos puderam conferir e testar o conteúdo do próprio  material didático do curso pela realização de diversas técnicas de bioconstrução. O trabalho proposto foi forte. O grupo demonstrou mais força ainda! O curso foi marcado pela ativa participação das mulheres.

Paredes da cisterna em preenchimento

Base circular da cisterna

Além do trabalho braçal necessário para realizar as técnicas do curso, o grupo também exercitou técnicas de construção e acabamentos em terra, reboco com cal, tintas naturais e mosaico de azulejos.
Mosaico com técnica & arte

O curso encerrou no 8 de março, Dia Internacional da Mulher, no sítio Capororoca – espaço de agroecologia, com trabalho de referência no uso das PANCS (plantas alimentícias não-convencionais) -  com a construção e montagem de um forno de tijolos e barro, um fogão a lenha de alta eficiência e uma serpentina para aquecimento d’água.

Cabeça-forno completamente funcional

A qualidade crítica e o envolvimento dos educandos marcaram os dias de curso. Houve debate e relatos sobre a experiência sofrida pela pressão da indústria da construção civil sobre o território e as comunidades e fortemente questionadas as falsas soluções apresentadas pelo mercado.
Finalmente, o cuRSo de BIOconstruÇão ampliou suas fronteiras para além do público portoalegrense com participantes de Minas Gerais, Rio de Janeiro e interior do Estado.
Agradecemos a confiança!
Acompanhe nossa caminhada pelo blog.
Arte produzida com tinturas naturais

Visite a galeria do cursohttp://www.flickr.com/photos/60468316@N05/sets/

casatierra.poa@gmail.com
Rua Fernando Machado, 464 – Centro – Porto Alegre
Links:
www.econsciencia.org.br
www.sitiocapororoca.com
www.cinturaoverde.org.br
www.caminhosrurais.tur.br
www.amigosdaterrabrasil.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você pensou sobre isto?
Mande sua opinião!