"un pedacito del planeta que no pudieron no!"

Um cantinho do Brasil, orgulhosamente no Pampa Gaúcho, que quer fazer a diferença,
enxergando e discutindo problemas globais e discutindo e realizando soluções locais .

segunda-feira, 28 de março de 2011

Fungo transgênico contra malária é testado em mosquito barbeiro


Um estudo publicado no último número da revista “Science” analisa a eficácia de uma técnica desenvolvida por uma equipe de cientistas de universidades britânicas e norte-americanas, que inclui o brasileiro Marcelo Jacob-Lorena, da Escola de Saúde Pública John Hopkins, nos Estados Unidos.  
 
Um fungo transgênico pode ser a mais nova arma contra a malária. Pesquisadores inseriram dois genes no fungo Metarhizium anisopliae, que infecta insetos. Um deles produz um anticorpo e o outro, uma toxina obtida de escorpiões. As duas substâncias matam o microrganismo causador da malária. Com essa descoberta, os cientistas querem infectar mosquitos com o fungo, eliminando o parasita dentro do inseto.  
 
Três grupos de mosquitos Anopheles, portadores do Plasmodium falciparum, um dos protozoários que causam malária, foram estudados. O primeiro grupo foi exposto ao fungo transgênico. O segundo foi infectado pelo mesmo fungo, mas em sua condição natural, sem os dois genes antimalária. O terceiro serviu como controle, sendo poupado do contato com o fungo.  
 
 
No Brasil, a Fiocruz também tem pesquisado uma abordagem semelhante para eliminar o Trypanosoma cruzi, microrganismo causador da doença de chagas, dentro de barbeiros, inseto que atua como vetor da doença. Entretanto, no lugar dos fungos transgênicos, os brasileiros utilizam bactérias.
 
Fonte: Última Notícia, 10/03/2011.

Para receber semanalmente o Boletim, escreva para boletim@aspta.org.br
 
Acompanhe nosso blog: http://pratoslimpos.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você pensou sobre isto?
Mande sua opinião!