"un pedacito del planeta que no pudieron no!"

Um cantinho do Brasil, orgulhosamente no Pampa Gaúcho, que quer fazer a diferença,
enxergando e discutindo problemas globais e discutindo e realizando soluções locais .

segunda-feira, 28 de março de 2011

México autoriza plantio experimental de milho transgênico da Monsanto


O governo mexicano concedeu esta semana a primeira permissão para o plantio experimental de milho transgênico. Manifestantes pedem que o parecer da liberação dada à empresa Monsanto torne-se público.
 
O anúncio do governo mexicano provocou indignação imediata de militantes da Campanha Nacional “Sín maíz no hay país” (Sem milho não há país) e da União de Cientistas Comprometidos com a Sociedade (UCCS). Eles ressaltam que a decisão deve ser analisada por técnicos e pedem que o parecer da permissão seja divulgado publicamente.
 
As organizações civis alegam que esta concessão abriria portas para o plantio massivo de milhos transgênicos no país, o que colocaria em risco a alimentação da população mexicana e a agricultura nacional. Segundo eles, este plantio viola a Lei de Biossegurança de Organismos Geneticamente Modificados.
 
Os ativistas questionam a concessão para o plantio em Tamaulipase. Dizem que ela é "contraditória", já que no início deste ano foi negada uma permissão semelhante de plantio piloto de milho transgênico em Sinaloa, outro estado mexicano.
 
O próprio governo do México investiu em uma pesquisa conduzida pela Comissão Nacional para o Conhecimento e uso da Biodiversidade (CONABIO). O estudo revela evidências científicas para proibir o plantio de milho em todo o país.
 
Os ativistas acusam o governo mexicano de servir aos interesses econômicos da empresa Monsanto e de ignorar os argumentos técnicos e legais sobre plantio de transgênicos. Para eles, a decisão mostra que o governo não está interessado em fomentar a produção campesina de alimentos com tecnologias sustentáveis, sem riscos nem controles por monopólios.
 
No Brasil, a primeira liberação de uma variedade de milho geneticamente modificado aconteceu em 2007. Na época, a Anvisa e o Ibama questionaram a liberação na Justiça. Os órgãos responsáveis pela saúde e meio ambiente afirmaram que não foram tomadas as medidas necessárias para evitar danos. Atualmente, estima-se que metade da área de milho plantada no Brasil seja composta por transgênicos (pulsar/adital).
 
Fonte: Agência Pulsar, 11/03/2011.

Para receber semanalmente o Boletim, escreva para boletim@aspta.org.br
 
Acompanhe nosso blog: http://pratoslimpos.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você pensou sobre isto?
Mande sua opinião!