Bettina Barros para o VALOR ECONÔMICO, 01/03/2011.
As sementes de soja transgênica desenvolvidas pela Basf e Embrapa só deverão chegar ao mercado na safra 2012/13. As empresas preferiram desacelerar os planos e, antes de lançar o produto em território nacional, querem garantir o registro das variedades em mercados internacionais importantes para o Brasil – União Europeia, que compra sobretudo farelo de soja para ração animal, China, Estados Unidos e Canadá, referências de mercado.
A nova tecnologia, tolerante a herbicidas, foi aprovada em dezembro de 2009 pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), e a expectativa era que as primeiras sementes fossem plantadas já na safra 2011/12, cujo cultivo começa entre o fim de setembro e outubro. “Mas nos comprometemos em colocar no mercado só depois que os outros mercados tivessem também aprovado a tecnologia”, afirma Luiz Carlos Louzano, gerente de biotecnologia da Basf para o Brasil.
De acordo com a multinacional alemã, a expectativa é que até lá duas ou três variedades de soja transgênica já tenham obtido o registro junto às autoridades brasileiras. São variedades para as regiões Sul e Centro-Oeste, onde está concentrada a maior parte das lavouras de soja no país. Com isso, a Basf pretende abocanhar de 20% a 30% do mercado nacional de sementes de soja.
Por ora, Basf e Embrapa estão “contendo” a tecnologia. A Embrapa fez apenas as chamadas sementes básicas, mas ainda não as passou para as multiplicadoras parceiras da estatal. Neste ano, a estimativa é que uma quantidade simbólica seja semeada. “Não estamos ainda trabalhando em grande escala. Deverão ser de cinco a 10 mil hectares plantados, o que representam 10 mil sacos de sementes”, diz o executivo.
Nesse meio tempo, a Basf está trocando experiências com os produtores agrícolas. Tem ido a campo sondar o mercado, fazer o trabalho imprescindível de divulgação do novo produto e ouvir o produtor. “Queremos saber o que deu certo e o que deu errado. E percebemos que o setor quer alternativas de tecnologia economicamente viáveis”, diz Louzano. Até hoje, só a americana Monsanto comercializa sementes transgênicas de soja no Brasil, um mercado em franca expansão. Cerca de 80% da área plantada com a oleaginosa no país já utiliza sementes geneticamente modificadas.
De acordo com o executivo, a Basf continua dando suporte às associações de trabalhadores para boas práticas agrícolas no campo. Noções básicas de plantio, como a rotação de culturas, são mais válidas do que nunca. No ano passado, a Monsanto teve de lidar com uma série em cascata de reclamações de sua soja Roundup Ready (RR), que estaria sendo atacada por ervas daninhas. Os casos mais problemáticos ocorreram nos Estados Unidos e na Argentina, com reclamações pontuais no Rio Grande do Sul.
À época, a Monsanto alegou que grande parte da culpa era do produtor, pelo manuseio incorreto da tecnologia. “Quando a soja está em alta, quem vai querer fazer rotação de cultura? Ninguém. E uma coisa é ter o embasamento científico, outra é fazer o produtor mudar. É muito difícil”, diz Louzano. Ao expandir a informação sobre boas práticas, a Basf pretende evitar que o problema de sua concorrente no futuro bata à sua porta também.
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