Em dia de campo para apresentar novas cultivares de soja, a equipe de plantas daninhas da Embrapa Soja fez um balanço sobre a situação de plantas daninhas resistentes a herbicidasno país e no Paraná. Hoje existem 18 espécies de plantas daninhas resistentes a herbicidas no Brasil. Dessas espécies, cinco são resistentes ao herbicida glifosato: buva (duas espécies),azevem, amargoso e leiteiro. Além disso, os pesquisadores Fernando Adegas e Dionísio Gazziero falaram sobre alternativas para o manejo da soja voluntária, que é a soja que germina depois da colheita, a partir de grãos deixados no solo.
Segundo os pesquisadores, a soja voluntária pode causar problemas para a cultura subseqüente, como o milho safrinha ou o trigo, além de ser fator de proliferação da ferrugem da soja durante a entresafra. “No caso da soja voluntária convencional o controle é normalmente feito com glifosato, mas nas áreas de soja RR é preciso buscar alternativas.”, dizem os pesquisadores.
Com informações da Embrapa Soja, via Página Rural, 04/03/2011.
==
Sementes caídas da colhedora são problema para safrinha
Além das plantas daninhas, competição gerada pelas soja germinada pós-colheita pode atrapalhar desenvolvimento da cultura do milho safrinha
Juliana Royo, para o portal Dia de Campo, 28/02/2011
http://www.diadecampo.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você pensou sobre isto?
Mande sua opinião!