"un pedacito del planeta que no pudieron no!"

Um cantinho do Brasil, orgulhosamente no Pampa Gaúcho, que quer fazer a diferença,
enxergando e discutindo problemas globais e discutindo e realizando soluções locais .

terça-feira, 17 de agosto de 2010

A "bomba" da Votorantim chega a Imbituba!!






Depois de ser completamente poluída por uma indústria de gesso e estar em recuperação ambiental desde a falência do empreendimento, a cidade de Imbituba e os seus habitantes estão prestes a receber uma cimenteira.


Na manhã do dia 17 de agosto, às 11h, foi realizada na Câmara de Vereadores de Imbituba uma audiência pública para a Votorantim apresentar seu projeto de instalação na cidade aos seus cidadãos e autoridades.O evento foi marcado com apenas um dia útil de intervalo e mobilizado pela prefeitura, que liberou funcionários para referendarem o projeto. Também consetiram os vereadores, calados.

Rapidamente o representante da Votorantim explicitou a intenção de construir uma fábrica de cimento. Artigo fabricado com rejeito da siderurgia, gesso, areia, argila e cilício, ferro ou alumínio. O diretor disse ainda que não sabe se o cimento será embalado no local ou sairá da fábrica solto em carrocerias ou contâineres. A empresa ainda exibiu um curto vídeo publicitário.

Depois se manifestaram agricultores, pescadores e representantes de movimentos sociais que questionaram os efeitos nocivos de uma cimenteira e porquê o poder público mandou a polícia cercar a Câmara, e porquê foi tão atropelada a audiência?

Foram relatados casos de câncer contraido por quem trabalhou na indústria Carboquímica na cidade. Sobre chaminés de cimenteira que cospem poluição completamente em desacordo com os Tratados Internacionais sobre aquecimento global e outras mudanças climáticas. Sobre a utilidade do cimento para ser exportado ao Iraque e Afeganistão, por exemplo, onde os capitalistas criam guerras e ganham muito dinheiro com a reconstrução sacrificando populações inteiras. Sobre quantos transtornos mais o projeto de industrialização em Imbituba vai continuar explorando e matando trabalhadores?

As críticas a Votorantim foram tão contundentes que o prefeito municipal, Beto Martins (PSDB),chegou a ameaçar um agricultor. Depois disso o prefeito foi questionado em quanto a Votorantim financiou suas campanhas? O executivo respondeu que "está declarado lá no TRE", confirmando que é financiado pela transnacional.

Depois da discussão foi montada uma Comissão Municipal representativa para acompanhar a instalação da Votorantim.
Sul em Movimento
(Ɔ)  Sul em Movimento. Todos os direitos reversados! É livre e estimulada a reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída. Fotos: Pepe Pereira dos Santos. Diagramação: Leandro Monteiro dal Bó. Textos: Rui Fernando Neto. Outros autores indicados no texto.

2 comentários:

O que você pensou sobre isto?
Mande sua opinião!