"un pedacito del planeta que no pudieron no!"

Um cantinho do Brasil, orgulhosamente no Pampa Gaúcho, que quer fazer a diferença,
enxergando e discutindo problemas globais e discutindo e realizando soluções locais .

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Fumaça nossa de cada dia!!!

Esta foto foi tirada por volta
dás 16:00h
à tarde no mesmo domingo
desde este dia, não vimos mais
o céu azul.
Esta foto foi tirada por volta
dàs 10:00h
da manhã de domingo,
observe o céu.

Parece inacreditável que estejamos no sul do país sendo sufocados pela
fumaça do sudeste e centro do país. Ah, e norte também, conforme li em vários sites, lá na Amazônia estão com o mesmo problema da fumaça, mas no que dá pra entender a fumaça é de lá mesmo.
Mas o que realmente me chamou a atenção em todas as matérias que vi, ouvi e li sobre o assunto, é que não estão(ninguém) questionando de onde está vindo esta fumaça!!? No Estadão divulgaram o aumento de cidades proibida de queimar cana-de-açúcar, eu pergunto, "aumento de cidades proibidas de queimar? então existem ainda cidades(e são muitas) que queimam!" . Bom além da conclusão óbvia de que parte desta fumaça vem dos canaviais, de onde mais? O que fazem os latifundiários do MT, TO, PA, GO e outros estados da região centro-oeste e norte?
Na nossa região, as pessoas queimam o campo nesta época, pra "limpar", aonde tem tojo eles tem usado Tordon pra secar o tojo e depois da-lhe fogo. No lugar onde vão fazer lavoura, cortam a capoeira(ou o mato mesmo), e tacam fogo. Já vínhamos toda semana passada com o entardecer fumaceado, lá pelas cinco e meia, seis horas já fechava o horizonte e nosso olhar mal alcançava a coxilha mais próxima.
Tem fumaça dos outros lados do país, sim, tá provado por fotos de satélite que mostram o caminho da fumaça e tals, mas, todos os anos tem estas queimadas ou de fato este ano tá pior? é o clima e ventos e ares que se enquadraram este anos e tornaram este "fenômeno" possível?
Pode ser tudo isso...
Enquanto isso, assistimos dopados programas eleitorais com o único objetivo de dar poder a alguém, que vai fazer o que bem entende. Meu filho de 8 anos me perguntou"mas ele prometeu, tem que cumprir, não tem?" e eu disse "este é o problema meu filho, agente tem que votar sem saber no que vai dar, só na esperança."
Marília Gonçalves

Um comentário:

  1. Marilia, que horror!!!!É lastimável mesmo que não tenhamos nosso direito de poder respirar; e os animais dessas áreas atingidas pela fumaça? Quem dirá pelas queimadas...È realmente inaceitável que utilizem métodos tão retrógrados para "limpar" um campo; mais retrógrado ainda degradar muito além do necessário!Estão nos atingindo, irmã, que merda!!!!!!

    ResponderExcluir

O que você pensou sobre isto?
Mande sua opinião!