Na última semana, 20 famílias de agricultores do Assentamento São Francisco, localizado na Microbacia do Rio Vermelho/Pinhalzinho, no município de Bela Vista do Toldo, se reuniram com o objetivo de fazer um banco de armazenamento de sementes crioulas.
Também participaram do encontro os técnicos André e Fabio da AS- PTA – Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa, professores da Escola Estanilau Schumann, lideranças de assentamentos da região e o facilitador do Projeto Microbacias, engenheiro agrônomo Julio Lopes de Souza.
A idéia principal é formar um grupo de produtores para serem guardiões das sementes crioulas, visto que nos assentamentos estão os grandes guardiões de diversas cultivares crioulas como feijão e milho da variedade Caiano e Fortuna, bem como orientar os produtores a serem seus próprios multiplicadores de sementes conservando as características fisiológicas das plantas e sua segurança alimentar.
Além de formar o grupo, o trabalho objetiva incentivar a agricultura orgânica como fonte de renda bem como estimular os produtores dos diversos assentamentos da região do Planalto Norte catarinense a produzirem suas próprias sementes crioulas.
Segundo o facilitador, engenheiro agrônomo Julio Lopes de Souza, este trabalho com sementes crioulas em assentamentos rurais é desenvolvido através da parceria entre Epagri, Embrapa, Projeto Microbacias, escolas de ensino médio integrado a curso profissionalizante e outras entidades da região. “Há dois anos estamos executado em parceria com a AS-PTA, trabalhos na linha de agroecologia com a juventude rural”, ressalta.
Mais informações:Epagri de Bela Vista do Toldo – (47) 3629 0151
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você pensou sobre isto?
Mande sua opinião!