"un pedacito del planeta que no pudieron no!"

Um cantinho do Brasil, orgulhosamente no Pampa Gaúcho, que quer fazer a diferença,
enxergando e discutindo problemas globais e discutindo e realizando soluções locais .

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

POR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

*por Jorge Amaro de Souza Borges
A FADERS (Fundação de Articulação e desenvolvimento de Políticas Públicas para pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul) é o órgão responsável por coordenar e articular projetos e ações direcionadas a esta parcela da população. Segundo o Censo 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2000), aproximadamente 25 milhões de brasileiros declararam possuir alguma deficiência, o que significou um salto de 1,41% em 1991 para 14,5% da população.
A principal razão para o grande aumento no número de pessoas com deficiência é a alteração dos instrumentos de coleta de informações, incluindo o modelo social. Há também um aumento da população com deficiência no Brasil devido ao aumento da expectativa de vida da população, e da violência urbana (assaltos, violência no trânsito, entre outros motivos), alterando paulatinamente o perfil desta população que, anteriormente, era o de deficiências geradas por doenças. O Brasil é um dos poucos países que possui legislação específica para este público. Hoje menos de 50 países possuem tais instrumentos. Apesar disto, a garantia de condições básicas de saúde, educação, transporte, trabalho e cidadania precisam avançar em muitos aspectos.
Leia toda matéria no blog CEA

Um comentário:

  1. Com certeza estar na legislação não significa que direitos humanos serão sanados; é muito fácil aprovar e constar na legislação; é bom pra calar a boca do povo, que desta forma fica a esperar pelo que não vem.Se continuar esperando a geração dos netos terão exemplo de omissão da nossa parte.Para avançar temos que começar por nós.Se esses direitos existem, vamos cobrá-lo.

    ResponderExcluir

O que você pensou sobre isto?
Mande sua opinião!