"un pedacito del planeta que no pudieron no!"

Um cantinho do Brasil, orgulhosamente no Pampa Gaúcho, que quer fazer a diferença,
enxergando e discutindo problemas globais e discutindo e realizando soluções locais .

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

IV Fórum Social das Américas

América Latina marchou unida em IV Fórum Social



Assunção, 12 ago (Prensa Latina) América Latina marchou compacta, unida, como um só bloco de forças sociais para demonstrar que outro mundo é possível, ao ficar inaugurado em Assunção o IV Fórum Social das Américas (FSA).

  Mais de 10 mil pessoas de todas as etnias e cores desfilaram pelas ruas de Assunção com cartazes, faixas, bandeiras, balões, trajes típicos e um sem-fim de iniciativas em clara expressão da pluralidade de nosso continente.

O desfile iniciou-se com um tributo das mulheres indígenas Bartolinas à Pachamama, para pedir permissão de maneira simbólica à Mãe Terra e realizar a caminhada.

A alegria, o canto e coros de homens e mulheres impregnaram colorido à marcha, um espetáculo de tanta participação e pela primeira vez visto neste país.

Exclamações de "abaixo as bases militares na Colômbia", e contra a guerra, ouviram-se durante o trajeto, enquanto outras vozes clamavam pela diversidade cultural e a certeza de que outra América é possível.

Cerca de cinco quilômetros caminharam os participantes desde o Conselho Nacional de Desportos até o Centro Cultural El Cabildo, onde ocorreu o ato de abertura com um velada político-cultural.

O Prêmio Nobel da Paz Rigoberta Menchú, ao intervir, chamou a preservar o processo paraguaio e "a ter cuidado com os conspiradores".

No Paraguai há um processo de mudança que antes não tinha, assinalou.

O programa do IV FSA compreende para esta quinta-feira encontros de debate e reflexão e a criação de um comitê da Rede de Redes em Defesa da Humanidade, que integrarão intelectuais, artistas, profissionais, políticos, camponeses e indígenas.

Compreende também o painel América Latina frente à crise global: ameaças e alternativas, e soberania alimentar, lutas pelo território e reforma agrária, entre outros.

Importante será também a proposta da Aliança Social Continental com o tema mudança climática "Para Cancún e para além": Estratégias dos movimentos sociais na luta frente à mudança climática após Cochabamba.

Nos quatro dias de debate e reflexão serão desenvolvidos 10 painéis centrais e mais de 350 atividades autogestionadas.

Ao fórum de Assunção de cinco dias coincidem diversos movimentos sociais e populares, coletivos, plataformas e organizações do continente e de outras partes do planeta.

Este evento, que se celebra a cada dois anos, se constituiu em um dos principais espaços para a construção de uma nova agenda global e cidadã, com a certeza de que outro mundo é possível e necessário. Com seus antecedentes em Quito 2004 (Equador), Caracas 2006 (Venezuela) e Cidade da Guatemala 2008 (Guatemala), o IV FSA chega ao Paraguai para fortalecer o intercâmbio de experiências, lutas, alternativas e do pensamento próprio que avançam hoje no que denominou José Martí "Nossa América".

 Texto: Prensa Latina. Agencia Informativa Latinoamericana




Fotos: Coletivo Cartase

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você pensou sobre isto?
Mande sua opinião!