"un pedacito del planeta que no pudieron no!"

Um cantinho do Brasil, orgulhosamente no Pampa Gaúcho, que quer fazer a diferença,
enxergando e discutindo problemas globais e discutindo e realizando soluções locais .

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

"A Terra está brava com o homem branco", diz líder yanomami Davi Kopenawa

Com sábio carisma, pajé é "Dalai Lama da Floresta Tropical". Seu povo trava em Roraima batalha de vida ou morte contra garimpeiros e destruição ambiental. Deutsche Welle o entrevistou em Munique na estreia de "Amazonas".

 
Imagine abrir a porta e 20 estranhos lhe entrarem casa adentro, ocupando todos os cômodos, esgotando seus mantimentos, envenenando o ambiente, provocando doenças, agredindo, intimidando, deixando-o sitiado num quarto dos fundos, incapaz de sair para cuidar da própria subsistência. Por quanto tempo suportaria tal situação?
Projetado em proporções genocidas, é isso o que vem acontecendo com os índios yanomami nas últimas décadas. Segundo o antropólogo francês Bruce Albert, entre 1987 e 1990 havia no território deles, em Roraima, 40 mil garimpeiros, ou seja, cinco a seis vezes o total da população indígena. Além dos mortos em confrontos violentos, um quinto dos yanomami sucumbiu ao impacto ambiental do garimpo e às doenças do homem branco.
Durante alguns anos a invasão arrefeceu, porém a alta do metal nos mercados vem provocando uma nova corrida do ouro, e, com ela, mais saques, prostituição, conflitos, violência sexual, mais doenças, entre as quais, a aids. A presença dos homens do Exército brasileiro, ao invés de impor ordem, tem muitas vezes exacerbado a situação.
Devido a sua sabedoria e carisma suave, o pajé Davi Kopenawa é apelidado "Dalai Lama da Floresta Tropical". Ele foi o principal "parceiro contemporâneo" indígena convidado a participar da elaboração do teatro-música Amazonas, produzido pela Bienal de Munique, ZKM de Karlsruhe e Instituto Goethe, entre outros. A esperança dos envolvidos no projeto desenvolvido ao longo de quatro anos é, através das apresentações em diversas cidades da Europa e do Brasil, sensibilizar para a problemática do povo amazônico ameaçado de extinção.
A Deutsche Welle falou com o líder indígena em Munique, na presença de Bruce Albert e de Joachim Bernauer, diretor do Instituto Goethe em Lisboa. Nesta transcrição da conversa procurou-se, dentro do possível, preservar o estilo peculiar, muitas vezes poético, em que Kopenawa se expressa.
Confira a entrevista  no site Deutsche welle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você pensou sobre isto?
Mande sua opinião!