"un pedacito del planeta que no pudieron no!"

Um cantinho do Brasil, orgulhosamente no Pampa Gaúcho, que quer fazer a diferença,
enxergando e discutindo problemas globais e discutindo e realizando soluções locais .

terça-feira, 21 de setembro de 2010

21 de setembro – dia de protesto contra o monocultivo de árvores que ameaça o Pampa


Um grupo de entidades ambientalistas e movimentos sociais do Brasil em conjunto com representantes de 20 países dos grupos de Amigos da Terra da América Latina e Caribe entregou, na manhã desta terça-feira, 21 de setembro, uma Carta Aberta ao secretário de Meio Ambiente e Presidente do Conselho Estadual do Meio Ambiente,  Giancarlo Tusi Pinto, na sede da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) em Porto Alegre.






O documento chama atenção sobre os graves impactos ao ambiente e à biodiversidade, as violações de direitos humanos, a criminalização dos movimentos sociais e os conflitos sócio-ambientais causados pelo processo de expansão das monoculturas de árvores.






Os ambientalistas aproveitaram a data do 21 de setembro, dia internacional contra o monocultivo de árvores, para reafirmar seu compromisso em combater a instalação e consolidação do projeto da celulose no RS e em todo o bioma trinacional do Pampa. O grupo também alerta no documento para os sucessivos ataques à legislação e às políticas ambientais cometidos pelos atuais e futuros governantes.






Além da entrega do documento, o grupo realizou um protesto bem-humorado na fachada do órgão ambiental, colando adesivos contra o monocultivo de árvores exóticas.  De lá, o grupo seguiu roteiro até o Largo Glenio Peres onde realiza uma intervenção teatral e distribui material para conscientização da população sobre o problema do monocultivo. Um faixa será estendida no Viaduto Otávio Rocha marcando o dia.






A tarde, na Assembleia Legislativa, uma coletiva de imprensa sobre Conflitos Socioambientais e Violações de Direitos Humanos na América Latina, acontece as 15 horas e antecede ao Painel Internacional sobre o tema, promovido pela Amigos da Terra Brasil em parceria com as comissões de Direitos Humanos, Saúde e Educação.






CARTA ABERTA SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE DO RS

fotos: Pablo Cardozo/Amigos de La Tierra Uruguai/Rádio Mundo Real e Eduardo Seidl/Amigos da Terra Brasil/CeL3Uma


Amigos da terra Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você pensou sobre isto?
Mande sua opinião!