Um resumo de evidências científicas mostrando que a soja transgênica e o herbicida glifosato, que ela é engenheirada para tolerar, são insustentáveis do ponto de vista da produção agrícola, do ambiente, das comunidades rurais, da saúde humana e animal, e da economia.
Por Michael Antoniou, Paulo Brack, Andrés Carrasco, John Fagan, Mohamed Habib, Paulo Kageyama, Carlo Leifert, Rubens Onofre Nodari, Walter Pengue
Setembro de 2010
Editado por GLS Gemeinschaftsbank eG y ARGE Gentechnik-frei
O cultivo de soja transgênica RR coloca em perigo a saúde humana e animal, aumenta o uso de herbicidas, prejudica o ambiente, reduz a biodiversidade, e tem impactos negativos sobre as populações rurais. O controle monopolístico pelas companhias do agronegócio sobre a tecnologia da soja transgênica RR e sobre a produção ameaça mercados, compromete a viabilidade econômica da agricultura, e ameaça a segurança alimentar.
Sabendo desses impactos, é enganoso descrever a produção de soja transgênica RR como sustentável e responsável. Fazer isso emite uma mensagem confusa aos consumidores e a todos os envolvidos na cadeia de suprimentos, interferindo em sua capacidade para identificar produtos que reflitam suas necessidades e valores.
Os proponentes da soja transgênica RR estão convidados a considerar as constatações e os argumentos científicos deste documento, e a participar de uma averiguação transparente, com base científica, sobre os princípios da sustentabilidade e produção de soja.
PARA LEER EL DOCUMENTO COMPLETO (PDF) haga clic en el enlace a continuación y descargue el archivo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você pensou sobre isto?
Mande sua opinião!