"un pedacito del planeta que no pudieron no!"

Um cantinho do Brasil, orgulhosamente no Pampa Gaúcho, que quer fazer a diferença,
enxergando e discutindo problemas globais e discutindo e realizando soluções locais .

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Ponto de Cultura. Agradecemos!!

Olá a tod@s!
Estou escrevendo para agradecer a tod@s o apoio dado ao nosso projeto de Ponto de Cultura¹ em nosso Assentamento.
Infelizmente a notícia que trago não é boa. Não conseguimos a aprovação de nosso projeto, os outros projetos tiveram mais méritos que nós.
Agradecemos aos que nos conhecem e aqueles que nos apoiaram mesmo sem nos conhecer, que apoiaram esta idéia de romper com a cultura do latifúndio e com a idéia de proporcionar uma vida melhor aos jovens desta região. Uma oportunidade de mostrar que além do latifúndio temos pessoas, muitas pessoas que habitam o Pampa do Brasil, e que estas pessoas tem uma riqueza de costumes que vai muito além de andar a cavalo e criar gado, muito além de monocultivos (de árvores, soja e pastos), muito além do agronegócio.
O projeto não “rolou”, mas nós continuaremos aqui, trabalhando em pró desta cultura, deste povo, que vem sendo esmagado desde sempre pelos grandes proprietários, pelos bancos, pelos governos, nesta região que vem sendo usada como “pátio” dos grandes produtores, onde eles têm por hábito coordenar o que pode ou não acontecer.
Quando os Assentamentos aqui chegaram os grandes produtores sempre contra por querer manter suas propriedades privadas gigantescas intactas, os pequenos se chocaram por cultivar a cultura dos grandes e se indignavam por não ter o direito de opinar sobre o que estava acontecendo. Criados como escravos, não conseguem perceber a manipulação de suas mentes.
Finalizando então este agradecimento gostaria apenas de dizer que, assim como vocês foram coerentes com seus princípios, que em maioria absoluta apoiaram este projeto sem nos conhecer, mas confiaram nos mediadores e por sermos do MST e estarmos lutando por mais valorização a cultura do nosso povo, nosso Prefeito Ildo Salaberry, do Partido Progressista (PP), membro da FARSUL (organização dos latifundiários do Rio Grande do Sul) mesmo estando em ano eleitoral, negou-se a assinar apoio ao nosso projeto, mostrando ser extremamente coerente com sua posição neoliberal, e deixou muito claro em seu comentário “tu queres me colocar numa fria?”² que sim, ele tem seus acordos a cumprir.
Mais uma vez, muito obrigado!!
Marília, Felipe, Mônica, Vera, e todos que sabemos estar sempre conosco.
¹  Projeto Ponto de Cultura Tamoios
² Comentário feito à Vera, que foi procurá-lo em busca de apoio por acreditar que um Ponto de Cultura em nosso município é mais importante do que divergências políticas.

Um comentário:

  1. Que espécie de pessoa (digo, de sistema social) nega a criação de um ponto de cultura??

    Felipe Franco
    "hasta la vitoria, siempre"

    ResponderExcluir

O que você pensou sobre isto?
Mande sua opinião!