"un pedacito del planeta que no pudieron no!"

Um cantinho do Brasil, orgulhosamente no Pampa Gaúcho, que quer fazer a diferença,
enxergando e discutindo problemas globais e discutindo e realizando soluções locais .

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Encontro desencadeia luta internacional contra as barragens


Mais de 350 representantes de organizações sociais trocam experiências no 3º Encontro Internacional do Atingidos por Barragens 

Jorge Américo
Radioagência NP

Com o objetivo de discutir alternativas para o atual modelo energético, representantes de 60 países participam do 3º Encontro Internacional do Atingidos por Barragens. O encontro é sediado no México, dentro de uma comunidade na qual os moradores lutam há cinco anos contra a construção de uma usina hidrelétrica.

Até o dia 7 de outubro, mais de 350 representantes de organizações sociais trocarão experiências, tendo em vista a elaboração de estratégias de enfrentamento às transnacionais.

A integrante da coordenação nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) Soniamara Maranho defendeu a luta internacional contra o pequeno grupo de empresas que são responsáveis pela maioria dos empreendimentos construídos nos países da América Latina. Em seu discurso, Soniamara afirmou que a presença internacional dessas empresas na matriz energética é consequência da crise econômica, que forçou a busca de novas formas de recuperação das altas taxas de lucros.

Soniamara chamou a atenção para o fato de as transnacionais estarem se apropriando dos rios, da energia e demais bens naturais dos países onde atuam. Ela lembrou que, além de comprometer a soberania dos povos, essa modalidade de exploração coloca em risco os ecossistemas e das comunidades atingidas pelas barragens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você pensou sobre isto?
Mande sua opinião!