"un pedacito del planeta que no pudieron no!"

Um cantinho do Brasil, orgulhosamente no Pampa Gaúcho, que quer fazer a diferença,
enxergando e discutindo problemas globais e discutindo e realizando soluções locais .

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Óleo vaza de navio e atinge canal do porto

Um derramamento de óleo do navio Baltic Champion, de bandeira maltesa, no canal de acesso ao Porto do Rio Grande, mobilizou hoje autoridades da área portuária, órgãos ambientais e a Petrobras. O vazamento ocorreu por volta das 4h desta madrugada, durante o abastecimento do navio, que estava atracado no píer do terminal da Transpetro, descarregando petróleo para a Refinaria Riograndense. Conforme a Capitania dos Portos, "tudo indica que o tanque da embarcação transbordou". Na água caíram em torno de 300 litros de bunker (óleo combustível marítimo) - MS 380 -, mas outra grande parte ficou concentrada no convés da embarcação.
Segundo o superintendente do Porto de Rio Grande, Jayme Ramis, vazaram em torno de 3.300 litros de óleo, sendo que 3.000 litros ficaram retidos dentro do navio e foram recolhidos e armazenados em contêineres apropriados. Os outros 300 litros que escorreram para a água foram vistos pela manhã e atingiram a região próxima do cais da Transpetro, sendo que parte também chegou à margem do estuário da Lagoa dos Patos, na chamada Vila das Barraquinhas. Neste último local, o óleo preto e grosso ficou concentrado na água, pedras e redes de pesca. Também atingiu embarcações de pescadores lá residentes. Um cheiro forte exalava do produto.
Os pescadores que tiveram barcos e redes atingidos se mostraram preocupados. Disseram que as redes ficarão inutilizadas. "Esse óleo 'cola' e não sai", disseram, e a pintura dos barcos ficará estragada. Além disso, receiam não poder pescar no local nos próximos dias, como costumam fazer. 
Leia toda matéria no Jornal Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você pensou sobre isto?
Mande sua opinião!