"un pedacito del planeta que no pudieron no!"

Um cantinho do Brasil, orgulhosamente no Pampa Gaúcho, que quer fazer a diferença,
enxergando e discutindo problemas globais e discutindo e realizando soluções locais .

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Inauguração do CONTRAPONTO - Entreposto de Cultura, Saúde e Saber



O NEA / ITCP - UFRGS - Núcleo de Economia Alternativa e Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares, em parceria com a COCEARGS - Cooperativa Central dos Assentamentos do RS convida para:
INAUGURAÇÃO OFICIAL DO CONTRAPONTO. Entreposto de Cultura, Saúde e Saber.
No dia 10 de NOVEMBRO de 2010 ocorrerá a inauguração oficial do "Contraponto. Entreposto de Cultura, Saúde e Saber".
Um Espaço de Comercialização Solidária localizado dentro do Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mais precisamente, ao lado da Faculdade de Educação (FACED). Propõem uma nova forma de pensar o consumo. Valorizando processos saudáveis e justos com o trabalhador, sociedade e meio ambiente. Segue os ideais da Economia Solidária (ECOSOL), alem de servir como ponto de encontro e fomentar discussões e ideias, inserindo o assunto no ambiente acadêmico.
Atividades Culturais: das 8h e 30min às 21h. Entorno do Contraponto.
Solenidade:17h sala 101 da FACED (Faculdade de Educação) - UFRGS.
Coquetel de produtos orgânicos e integrais:18h sala 101 da FACED (Faculdade de Educação) - UFRGS.

Programação Cultural:
8h30: Montagem de Geodésica
10h45: Inicio Feira de Trocas (utilização de moeda social)
13h00: Bate-papo sobre função da Feira de Trocas 
14h30: Intervenção musical com Levante Popular da Juventude
16h30: finalização da Feira de Trocas
17h00: Atividade Solene na sala 101 da FACED - Faculdade de Educação da UFRGS.
19h00: Musicas autorais com Seu Pedro – Victoryes.
20h00: Musica com Palco Aberto
21h30: Desmontagem da Geodésica 


Trajetória do projeto:
1.Origem: Partiu da inconformidade ao detectar-se, em 2005, a inexistência da venda de produtos da ECOSOL dentro da universidade, frente a tantos produtos questionáveis disponíveis ao consumo, como em lanchonetes privadas, máquinas de refrigerante, café, etc. Desenvolveu-se com a apresentação do tema dentro das discussões do NEA / ITCP – UFRGS.
2.Aplicação da proposta: Em 2005 é apresentado o projeto de construção de um espaço de comercialização e consumo consciente para a FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) sendo aprovado ainda no mesmo ano. A construção, contudo, levaria mais algum tempo e somente em 2008 o projeto foi concluído e a Loja construída. Cabe dizer que o Projeto foi realizado pelos arquitetos bio-construtores Cristian Illanes e Gustavo Jaquet, ligados ao PPGA-UFRGS, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da UFRGS, e realizado utilizando madeira de demolição, telhado com cobertura vegetal e parte do mobiliário interno foi feito em madeira reciclada.
3.Administração do Espaço: A COCEARGS, Cooperativa central dos assentamentos do RS, para que assume a responsabilidade de atendimento. A Contraponto é gerida por um grupo gestor formado pelos EEPS apoiados, pelo NEA/ITCP–UFRGS e a COCEARGS, com reuniões mensais, onde ocorre compartilhamento de decisões, projetos e elucidações. Foi assim acordado quais produtos cada empreendimento exporia, evitando repetições; foram discutidos, em conjunto, meios de avaliação do preço das mercadorias, de forma justa e competitiva com o mercado atual.
4.Situação Atual: O espaço funciona satisfatoriamente em termos de escoamento de produtos, e tem o importante papel de comunicar à comunidade acadêmica o conjunto de conceitos e práticas que dão conteúdo ao projeto, como consumo crítico, agroecologia, bioraquitetura, autonomia, economia solidária... e contraponto. Ainda que sem uma divulgação massiva, tem atraído cada vez mais consumidores, entre alunos, professores e funcionários da Universidade. 

EMPREENDIMENTOS APOIADOS PELO NEA / ITCP - UFRGS:

MAIS INFORMAÇÕES:
neaufrgs.wordpress.com
neaufrgs.itcp@gmail.com 

51-3308.4039
51-3308.3075

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você pensou sobre isto?
Mande sua opinião!