"un pedacito del planeta que no pudieron no!"

Um cantinho do Brasil, orgulhosamente no Pampa Gaúcho, que quer fazer a diferença,
enxergando e discutindo problemas globais e discutindo e realizando soluções locais .

sábado, 27 de novembro de 2010

A luta continua, mas, que luta?


Já faz bastante tempo, alguns anos, que dentro de debates políticos vivencio a discussão do anti-capitalismo, da luta de classes, e as inúmeras formas que o capital vem agindo sobre o globo, de forma que hoje somos esmagados por ele em qualquer canto do mundo. Não é novidade pra ninguém que o modo de vida ocidental vem dominando o globo terrestre, transformando os povos em culturas homogenias capazes de negar e até mesmo extinguir suas culturas originais.
            No debate do campo, até ontem olhávamos para a Revolução verde chefiada pelos Estados Unidos, pós segunda guerra como o marco de mudanças profundas no sistema de produção mundial do campo. Mas, talvez possamos ir além com estas análises.
            Hoje quando discutimos sobre os problemas do campo, podemos perceber que as mudanças foram muito além do sistema de produção, a forma de expulsão do campesino foi se modificando, e o campesino foi aderindo a idéias do capital sem perceber, ou refletir profundamente sobre tais metamorfoses.
            Numa realidade não tão longínqua, no início do Movimento Sem Terra, tínhamos o perfil de pessoas expulsas de suas terras e de filhos de camponeses, que na época tinham muitos filhos, se organizando para retomar algo que lhes era de direito, a terra, para produzir e recriar suas famílias, suas raízes. Durante alguns anos foi assim, mas não foram muitos. Mudanças de coisas fundamentais para continuidade desta classe foram acontecendo, e a falta de análise crítica propiciou que os camponeses fossem sumindo gradativamente.
            Todos descendentes de camponeses já ouviram as histórias de como eles chegavam as escolas, eram quilômetros à cavalo ou à pé, todo tipo de dificuldade, e também, um apoio incondicional dos pais para que seus filhos estudassem. Naquele tempo, reivindicar por escolas no campo era algo muito longe de suas pautas familiares, visto que o estudo era algo limitado as classes dominantes e ter um filho estudado, formado era algo tão sublime que “valia à pena o sacrifício”. Mas este processo veio a impactar de forma brutal a realidade daquelas famílias, assim que os pais destes novos “Doutores” foram envelhecendo, foram saindo do campo, sem ter pra quem deixar suas terras e sua cultura já que os filhos estudaram para ganhar o mundo e assim o fizeram.
            A diminuição do número de filhos foi outro fator que penso ser muito importante, e totalmente considerável no processo de extermínio do camponês. No processo de produção, no plantio das lavouras, no trato com os animais, no tirar leite, na construção de cercas e dos prédios, galpões e casas, a mão-de-obra familiar era responsável pelo sucesso de tudo. A enculturação da modernização e padronização de processos produtivos de tudo fez com que se tornasse, ou viesse a se acreditar, que quanto maior o número de filhos, mais difícil seria de criá-los. Assim, na medida em que os camponeses diminuíram a sua reprodução e destinaram seus filhos a cidade com o estudo voltado a realidade urbana, obrigatoriamente tiveram que se incluir no processo de modernização de produção, visto que sem o trator, sozinhos não conseguiriam mais plantar. Sem o pedreiro, sozinhos não conseguiriam mais fazer suas casas. Sem o alambrador, sozinhos não conseguiriam fazer suas cercas. Sem a ordenhadeira, sozinhos não conseguiriam tirar seu leite. Sem a comparsa, sozinhos não conseguiriam esquilar suas ovelhas. E como estas muitas outras coisas que sozinhos deixaram de fazer. E é claro, talvez a mais importante, sozinhos e sem ter quem aprenda o ofício, já que todos saem para estudar para fazer a vida no mundo, vão para as cidades quando não tem mais saúde suficiente para fazer o trabalho, com as novas doenças geradas pelo novo modelo de vida cai também sua expectativa de vida e claro, não tem atendimento médico digno no interior.
            Ao longo dos anos, criou-se uma imagem de que “quem fica no interior, é quem não tem serventia, não tem inteligência”, isso é uma dolorosa realidade. Mas pesa bastante, talvez seja ela o mais forte motivo para o incentivo incondicional dos pais a saída dos filhos do campo, não só da zona rural de fato, mas das pequenas cidades interioranas também.
            Talvez hoje, estejamos vivenciando o pior ataque do capital, tendo o domínio total das zonas urbanas totalmente industrializadas, com seus exércitos de reserva fartos, a beira do caos total, a zona rural vem sendo dominada aos poucos, com jogos muito bem feitos, praticamente estratégias de guerra. O domínio do território, latifúndios não mais improdutivos (socialmente inúteis), não somente a compra direta de terras, mas também a utilização dos médios e pequenos proprietários para o cultivo que eles denominam. O domínio das leis de terras, ambientais, o domínio do governo que anda por onde eles vem traçando o caminho. A não produção de comida, hoje se produz mercadorias, tudo que se produz hoje é mercadoria, o sistema de mercar tudo que se produza com qualquer tipo de interferência do homem, seja ela plantar ou “achar” os produtos.
            E pra matar de vez quem ousar viver no campo, está vindo a galope a mercantilização da água (antes de subir à terra) e o ar (créditos de carbono e outras coisas mais). O pequeno que por toda história da humanidade vem conservando os ecossistemas, os biomas, hoje vem sendo triturados por leis totalmente absurdas, incoerentes com a permanência de pessoas no campo, já nem falando de como produzir mas, de como viver no campo com todas estas leis esmagadoras que tornam impossível a vida do camponês.
            Temos pela frente batalhas de desmedidas proporções e conseqüências, e temo não estarmos suficientemente prontos para travá-las. Falhamos em alguns momentos, derrotas que nos concederam lições. O que fizemos com elas?
            É momento de refletir sobre a realidade, somando o resultado de nossos erros para que possamos enxergar com clareza o caminho que nos tira deste trilho que o capital forjou para nós. Erros de estratégias, de objetivos, de ações e principalmente de leituras.
            Nosso caminho é longo, e a importância dele o faz distante, difícil e desejável. Penso que não devemos deixar de querer chegar, mas devemos tornar o caminho prazeroso, pois podemos estar perdendo a beleza do trajeto imaginando um mundo que provavelmente não veremos, e quando nos formos poderemos ter vivido toda uma vida na busca de algo que pode não ser desejado por aqueles que ficam.
            O que podemos fazer hoje a fim de mudar nossas vidas? Aplicar o que conhecemos e já sabemos pode ser algo maior do que pensamos, o empírico.  Acredito sem dúvida que hoje o nosso maior problema, nosso de quem luta contra o capital, não é mostrar para as pessoas os problemas que ele causa e as conseqüências catastróficas que ele proporcionará, mas a cobrança instantânea é de que saídas nós temos pra apresentar? Por mais que tenhamos várias saídas, vários conhecimentos, temos dificuldade de colocar em prática muito do que sabemos, penso que tenhamos dificuldade de apresentar com essa tal clareza o que realmente queremos. A esquerda como um todo parece ter ruído perante a falta de domínio sobre os temas aonde o capital veio dominando com muita sabedoria, criaram temas, levantaram debates e nós correndo atrás na tentativa de reverter o irreversível.
            Do que vivemos hoje, o que não provém do capital? O que de nossa cultura ainda carregamos? Existe algo a resgatar ou devemos recriar? Dos erros que cometemos, o que foi de nossa autoria e o que foi emboscada? Onde estão nossas verdadeiras batalhas?
            Temos muitos campos de batalha, os três poderes, a mídia, a igreja, as escolas e os núcleos familiares, são milhares de lugares e teremos que ser milhões para iniciar este processo. Penso que o mais importante hoje seja reconhecer aliados, fazer alianças e ampliar ao máximo nosso pelotão de luta que poderá não usar nenhum fuzil e muitas ferramentas na construção de algo novo.
Marília Gonçalves

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