"un pedacito del planeta que no pudieron no!"

Um cantinho do Brasil, orgulhosamente no Pampa Gaúcho, que quer fazer a diferença,
enxergando e discutindo problemas globais e discutindo e realizando soluções locais .

sábado, 5 de fevereiro de 2011

BibliOTeca dE baRRo

Está em construção a Biblioteca Roseli Nunes, no Centro de Formação Sepé Tiarajú – Instituto Preservar, em Viamão. A proposta é que esse espaço de formação instigue a reflexão e a criatividade dos educandos e usuários que, a partir dessa interação possam pensar sua própria moradia, podendo questionar concepções e a lógica de mercado que envolvem a construção civil hoje.
O processo de construção da Biblioteca tem envolvido muitos dos grupos que utilizam o Centro de Formação. A participação inicia-se com os construtores do próprio movimento, se apropriando das técnicas de construção com terra e, no momento seguinte, transmitem sua experiência para os grupos que colaboram nos mutirões.
A proposta é que todos os grupos que utilizam o Centro de Formação vivenciem os mutirões, contribuindo com a construção deste importante espaço e conhecendo um pouco mais sobre a bioconstrução e o trabalho coletivo. Um exemplo foi a Escola de Formação Sul do MST, na qual cerca de 50 pessoas, durante todo o mês de julho de 2010, contribuíram na obra, construindo paredes de pau-a-pique e tijolo cru e o revestimento do telhado verde. Levaram para seus acampamentos e assentamentos, além de fotografias, muitas experiências e idéias que ampliam a concepção de moradia.

mutirão pra subir terra para o telhado

pau-a-pique na sala de cinema, batiza pelo grupo como Rosa Luxemburgo
Durante o mês de setembro O Centro de formação acolheu a Escuela Internacional de Sustentabilidad dos Amigos da Terra América Latina e Caribe – ATALC, com a participação de pessoas de 12 países da América Latina, além do Haiti e Moçambique. Foi um intenso momento de trocas culturais, com muitos relatos das realidades desses países, onde os monocultivos e as grandes corporações expulsam comunidades de seus territórios, mercantilizando a terra e a vida. A proposta da bioconstrução que possibilita o aumento da autonomia envolveu os participantes, que contribuíram com o plantio de mudas do telhado vivo e nas paredes de pau-a-pique. Os dois momentos de formação contaram a participação de Marília Gonçalves, assentada no município de Herval – Assentamento Tamoios, trazendo a experiência da bioconstrução da habitação de sua família, uma das referências de bioconstrução do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra do RS.


biblioteca em construção
E o trabalho na Biblioteca Roseli Nunes continua em 2011!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você pensou sobre isto?
Mande sua opinião!