"un pedacito del planeta que no pudieron no!"

Um cantinho do Brasil, orgulhosamente no Pampa Gaúcho, que quer fazer a diferença,
enxergando e discutindo problemas globais e discutindo e realizando soluções locais .

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Candiota a todo vapor!! Naquela região pessoas estão no último plano...

 Hoje fui à Candiota e ao passar pela Usina termoelétrica qual foi minha surpresa? Ela estava a todo vapor!! Nada mudou por lá, muita fumaça e trabalho e trabalho, poluição e poluição...
Os moradores da região disseram que ela ficou 1 dia sem operar no dia em que saiu a Anulação da Licença (09/02/11) , mas nada além disso. No dia seguinte tudo estava dentro da "normalidade". 
O prazo de 15 dias dado pela Juíza se encerra dia 24, até lá aguardaremos que o IBAMA tome alguma providência já que nunca foi realizado o monitoramento atmosférico (na matéria que noticiamos por aqui no dia 11/02/11 não fica claro se alguma vez aconteceu o monitoramento atmosférico, mas tudo indica que não).
Como se não bastasse este rolo todo, ou melhor esta fumaça toda, o Governo Federal vem agindo de forma malévola com as famílias que ali foram assentadas. Além de terem deslocado muitos acampados que eram "nativos" do norte do Estado para aquela região gerando um monte de problemas (conflito de culturas, clima, costumes), agora, depois de mais de 20 anos, estão deslocando assentamentos que estão em áreas de carvão mineral. Ou seja, assim como a empresa plantava árvores (eucalipto) em cima das áreas que tinham em seu sub-solo carvão mineral, o Governo Federal está "colhendo" as famílias de cima destas áreas e como benefício oferece uma casa e um emprego, e mais, a notícia que rola por lá, é que o próprio Governo Federal está realizando um estudo para comprovar (não sei como, mas sei porque) que aquela área, de Candiota, Hulha Negra e talvez parte de Pinheiro Machado, não são áreas próprias para assentamentos humanos. Bem,se estes fatos por parte do Governo são verdade, agente vai acompanhar o que vai acontecendo, mas, do jeito que as coisas estão avançando por estes lados do Pampa, quando agente vier a saber de fato o que está acontecendo, agente já foi engolido, ou melhor, já irão ter nos usado pra carvão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você pensou sobre isto?
Mande sua opinião!